Como criar máquina virtual e instalar sistema operacional CentOS

Atualizado: 15 de set.

Hoje iremos entender o que é um sistema operacional, qual a sua importância. Vamos criar nossa primeira máquina virtual e instalaremos o sistema operacional nela.


O que é sistema operacional?


Sistema operacional é um programa ou conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir programas que recebem prioridade do processador, gerenciar a memória, gerenciar arquivos, gestão de entrada/saída, segurança, etc) fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Bem, em apenas um parágrafo e já temos um bocado de palavras novas para incluir no nosso modelo de anotações de termos e definições. Se você não sabe do que estou falando é porque provavelmente ainda não passou pelo desafio sobre “Virtualização”, recomendo voltar e concluir, é rapidinho e será muito útil daqui pra frente.


A importância do sistema operacional

Antes de entrar no âmbito técnico sobre a importância dos sistemas operacionais para suas aplicações, gostaria de compartilhar minha visão de profissional para profissional.


Por muitas vezes eu sentia dificuldade em entender o funcionamento, por exemplo, de um SGBD em situações mais específicas e com um olhar mais atento percebi que minha dificuldade não estava no SGBD em si mas sim com o funcionamento do sistema operacional que estava por trás sustentando aquele banco de dados. Quando entendi isso e comecei estudar mais sobre arquitetura de sistema operacional muitos problemas que tinha com banco de dados ficaram mais fáceis de resolver.


Vejo muitos profissionais com essa dificuldade também apesar de eles serem muito bons em suas áreas de atuação, o sistema operacional as vezes acaba sendo uma barreira no dia a dia. Vou lhe dar um exercício simples para testar o seu conhecimento, caso se sinta confortável, pode responder aqui mesmo nos comentários ou usar como um parametro de onde você precisa melhorar.


Imagine que você abriu um bloco de notas em seu computador, digite uma tecla aleatória do teclado, salve e feche o bloco de notas. Você seria capaz de me descrever tecnicamente todo o ciclo que ocorreu entre hardware e software desde a abertura até o fechamento do programa?


Se você é capaz de descrever todo este caminho, dispositivos de entrada/saída, portas, trilhas, área de processamento, tipos de memória utilizados, e armazenamento (parece que dei muitas dicas para a resposta). Parabéns, você entende a importância do sistema operacional e está preparado para avançar e decidir para qual área de TI deseja seguir, seja um programador, DBA, Analista de dados, Engenheiro de Dados, etc.


Se por acaso você não consegue obter essa resposta, ainda, não se preocupe pois estamos aqui justamente para isso, iremos aprofundar nosso conhecimento em sistemas operacionais mais a frente e tenha em mente que o mais importante é não pular etapas no seu processo de aprendizado e construir uma base sólida para qualquer área que desejar seguir, isso o tornará um profissional diferenciado no mercado. Aqui estamos apenas experimentando o ciclo de um projeto desde a concepção do dado até a entrega final. Agora vamos à parte divertida, criar nossa máquina virtual e instalar o sistema operacional.


É importante termos em mente o sistema operacional que iremos instalar, eu escolhi o CentOS que é uma versão gratuita do Linux amplamente utilizada pelas empresas. Vale lembrar que o CentOS foi descontinuado pela Red Hat porém a versão que baixaremos ainda é utilizada nas empresas e ficará por muito tempo até serem substituídos.


 


1 - Acesse o site https://www.centos.org/ e clique em download.


2 - Em seguida, na aba CentOS Linux, clique em RPMs.

3 - Clique em isos/ em seguida clique em x8_64/

Você será direcionado para uma página com vários links onde está disponível para baixar, dê preferência para regiões próximas para que o download seja mais rápido.


4 - Baixe o arquivo CentOS-7-x86_64-Everything-2009.iso

Terminado o download, guarde o arquivo em um diretório pois iremos precisar dele em breve.


5 - Abra o software de virtualização, Virtualbox, que instalamos na postagem anterior. Você deverá ver uma tela de boas vindas.

6 - Clique em Novo para criar a máquina virtual.

Abrirá uma janela para escolha do nome da máquina virtual e tipo de sistema operacional que iremos instalar nela conforme abaixo.


Nome: myfirstdb

Pasta da Máquina: deixe como padrão ou escolha um diretório de sua escolha (recomendo organizar seus diretórios de sistemas operacionais).

Tipo: Linux

Versão: Other Linux (64-bit)

Clique em próxmo.


7 - Agora definiremos a quantidade de memória que será disponibilizada para o sistema operacional, o mínimo que eu recomendo é de 2GB pois na próxima fase do nosso projeto instalaremos o banco de dados nela, mas é possível também trabalhar com 1GB.

Defina o tamanho desejado, disponível na sua máquina local, e clique em próximo.

8 - Clique em “Criar um novo disco rígido virtual agora” e clique em Criar.

9 - Escolha o tipo de arquivo de disco rígido, gosto de escolher o tipo VMDK pois é compatível com outros softwares de virtualização. Escolha o formato de sua preferência e clique em próximo.

10 - Nesta tela ele pergunta se você quer criar um disco de tamanho fixo ou dinamicamente alocado. Eu prefiro escolher a opção dinamicamente alocado pois ele vai alocar apenas o que for utilizado e não desperdiçará espaço em disco não utilizado. Escolha sua opção preferida e clique em próximo.

11 - Escolha a localização do arquivo (recomendo deixar padrão) e tamanho do arquivo, caso tenha escolhido a opção dinamicamente alocado coloque 60GB, este valor não corresponde nem a 50% do que precisaremos para este projeto mas é apenas por segurança ou caso desejarmos utilizar essa máquina futuramente já estará pronta. Clique em criar.

Feito isso, temos nossa máquina virtual criada e pronta para instalação do sistema operacional.

 

Instalação do Sistema Operacional CentOS 7


01 - Ao clicar em iniciar a máquina virtual, ele irá pedir uma imagem de inicialização, você se lembra do arquivo *.iso que baixamos no início deste tutorial? Faça o apontamento para o caminho de onde você guardou o mesmo e clique em iniciar.


02 - Em seguida selecione a opção Install CentOS 7.

03 - Aguarde a inicialização.

04 - A primeira tela ele pede para escolher o idioma da instalação, eu recomendo utilizar em inglês. Clique em Continue.

05 - Em seguida entraremos em uma tela com o resumo da instalação, passaremos rapidamente por cada uma delas.

06 - Data e hora, selecione sua localização para ajuste de horário e clique em Done.

Obs: Alguns sistemas trabalham com fuso horário padrão, então quando fizer a instalação este é um item importante a conferir para que não tenhamos problemas com fuso de horários diferentes quando estamos falando em coleta de dados.

07 - Em configurações de teclado, selecione de acordo com o que você utiliza e clique em Done.

08 - Em configurações de linguagem e suporte não farei nenhuma alteração. O recomendado é deixar em inglês pois qualquer atualização e patchs geralmente ocorrem primeiro neste idioma.


09 - Local de instalação, não precisaremos fazer nenhuma alteração pois utilizaremos a mídia local, mas você pode navegar pela ferramenta e verificar as opções disponíveis.


10 - Em seleção de software, faremos a instalação mínima e conforme for a necessidade do nosso projeto iremos instalar os componentes adicionais. É uma boa prática manter um servidor com uma instalação limpa. Após selecionar, clique em Done.

11 - Agora vamos selecionar o destino da nossa instalação, marque o disco virtual que criamos e clique em Done.

12 - Para facilitar nosso trabalho, já vamos habilitar a placa de rede e mudar o hostname da máquina. Clique no botão para ligar a internet e no hostname escreva myfirstdb e clique em Done.

13 - Clique em Begin Installation para iniciar o processo de instalação.

14 - Enquanto a instalação está sendo feita, clique em root password e altere a senha do usuário root. É muito importante que você coloque uma senha que não esqueça, pois caso perca não será possível recuperar essa máquina e todo processo deverá ser feito novamente. Clique em Reboot para reiniciar e seu sistema operacional está instalado.


15 - Terminado a instalação e a máquina reiniciada, você deverá ver um terminal como este abaixo pedindo usuário e senha. Digite a palavra root, que é o nome do usuário e pressione enter, depois digite sua senha e pressione enter novamente, o cursor será posicionado e o seu sistema operacional está instalado e pronto para uso.

Talvez você não esteja familiarizado com o terminal do Linux e sua interface por linha de comando, te convido a explorar o terminal, comandos básicos para listar arquivos, diretório, aproveite para conhecer a estrutura de diretórios do sistema operacional.

 

Considerações finais


O linux tem um manual riquíssimo em informações, pode parecer um pouco confuso de início mas com o tempo e uso ficará familiar. Nós trabalharemos com ele também em nosso desafio, lá também iremos aprender a fazer o update de pacotes, iremos preparar o ambiente de rede para acesso externo, deixar a máquina pronta para o próximo passo que é a instalação de um banco de dados.


Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar ou colocar no grupo específico para este assunto, você pode também entrar em contato comigo através do chat do site terei o prazer em lhe ajudar.


Um abraço e Hands On!


Livro: Arquitetura de Sistemas Operacionais


Referência: https://docs.centos.org/en-US/centos/install-guide/



41 visualizações0 comentário