Guia de portifólio

Essa página tem como objetivo de ser um guia para que você possa montar o seu portifólio. A cada postagem que farei no site, irei complementando este guia e você terá desafios para colocar em prática o que aprendeu e assim ir se acostumando a trabalhar com projetos simulando um ambiente real, como se estivesse em uma empresa. Lembre-se que este é apenas um modelo, um guia, eu recomendo que você pesquise sobre portifólios e construa algo com o seu perfil, aliando os conhecimentos que terá a partir de nossa comunidade, demonstre suas habilidades, competências, qualificações e adquira experiência tão exigida nos dias de hoje.

Aprendendo a aprender

Com o avanço da tecnologia, a cada dia que passa, surgem novas ferramentas com inúmeras funcionalidades e alto grau de complexidade, e nós como profissionais ou futuros profissionais precisamos dar conta de tudo isso para que consigamos desenvolver o nosso melhor. 

Nesta sessão eu vou compartilhar um pouco de como eu consegui aprender essa profissão e quem sabe, inspirar você a encontrar o melhor caminho e o que definitivamente funciona para você.

2

Como instalar o Oracle Virtualbox - Uma visão geral de nosso primeiro projeto

Neste overview você terá a oportunidade de navegar por diversas áreas, infraestrutura, administração de bancos de dados, engenharia de dados, análise de dados, entender os papéis de cada área que são envolvidas e colocar algumas coisas em prática, eu não vou me aprofundar pois iremos voltar em cada tema e estudá-las em detalhes.

Na primeira parte iremos começar a entender o que é uma máquina virtual e porque utilizaremos elas, em seguida faremos a instalação.

3

Como criar máquina virtual e instalar sistema operacional CentOS

Aqui iremos entender o que é um sistema operacional, qual a sua importância. Vamos criar nossa primeira máquina virtual e instalaremos o sistema operacional nela.

4

Como instalar banco de dados MySQL no Centos 7

Instale um banco de dados, crie uma base de dados do zero, faça a carga de dados em uma tabela usando uma poderosa ferramenta do MariaDB e faça uma breve análise de dados usando a linguagem SQL.

big-data.png

Vamos trabalhar juntos!

Clique aqui para ir à página de desafios, nela você poder praticar ainda mais o que estamos vendo além de aprofundar ainda mais sobre os conceitos, tenha ainda a oportunidade de compartilhar o que está aprendendo com outras pessoas em nossa comunidade.