top of page

Como instalar o Oracle Virtualbox - Uma visão geral de nosso primeiro projeto

Atualizado: 30 de jun. de 2023

Como vimos em “Aprendendo a aprender”, iremos folhear os próximos capítulos e familiarizar o nosso cérebro com o que vamos aprender.

Tenho certeza que neste momento você já leu e está colocando em prática os métodos para construir o seu aprendizado de forma eficaz. Se ainda não fez, peço que volte (Clique aqui) e veja, não tenha pressa para construir seu conhecimento, se já viu siga em frente.


No final do primeiro capítulo do livro, e do curso, Aprendendo a aprender, a autora recomenda que a gente dê uma folheada no que vem a seguir, olhemos as figuras, as palavras em negrito, e o resumo. Faremos isso agora mas de uma forma diferente, vamos passar por todo ciclo de vida dos dados dentro de um pequeno projeto, desde a sua concepção até o produto final que são os dados prontos para serem consumidos por uma aplicação ou um cientista de dados.

Na primeira parte iremos começar a entender o que é uma máquina virtual e porque utilizaremos elas, em seguida faremos a instalação.

Neste overview você terá a oportunidade de navegar por diversas áreas, infraestrutura, administração de bancos de dados, engenharia de dados, análise de dados, entender os papéis de cada área que são envolvidas e colocar algumas coisas em prática, eu não vou me aprofundar pois iremos voltar em cada tema e estudá-las em detalhes.


O que é máquina virtual?


Máquina virtual é um software que instalamos em nosso sistema operacional, a grosso modo podemos dizer que é um computador dentro de outro computador, ele é capaz de executar programas como um computador real.


A máquina virtual é uma cópia de um sistema físico e totalmente protegida, elas serão extremamente úteis em nossos projetos pois iremos executar outros sistemas operacionais dentro de nossos computadores de forma totalmente isolada, com softwares específicos de forma totalmente segura, sem comprometer nossos computadores ficando assim livres para fazermos vários experimentos e em caso de corrompermos as máquinas, apenas excluímos e criamos uma nova rapidamente. Quando não estivermos utilizando basta apenas parar o serviço e ficará como se a ela não existisse permitindo usar os recursos computacionais de nossas máquinas para outras atividades, incrível não?


Instalação do software de virtualização


Iremos iniciar a instalação do software de virtualização, eu escolhi o Oracle VirtualBox pois é um software de virtualização de plataforma cruzada de código aberto mais popular do mundo, além de ser uma excelente ferramenta para ambientes de teste e desenvolvimento.


Por aqui usaremos ferramentas que são utilizadas no mercado de trabalho para que você possa se preparar para o mundo real. Eu recomendo que você pesquise sobre virtualização, busque outras ferramentas sobre e tema, entenda suas diferenças e onde são utilizadas.


1 - Acesse o site https://www.virtualbox.org/

2 - Clique na figura Download.


3 - Faça o download correspondente ao seu sistema operacional, aqui estou utilizando o Windows, se você estiver usando outro sistema operacional escolha o correspondente.


4 - Após o download, execute o aplicativo baixado para iniciar a instalação.

Iniciado o aplicativo, clique em next.


5 - Em Custom Setup, clique em next para instalação padrão ou em Browse para alterar o caminho da instalação, eu seguirei a instalação padrão.


6 - Clique em next.


7 - Clique em “Yes” para confirmar a instalação.


8 - Clique em Install para a instalação e aguarde a finalização.


9 - Após o término clique em Finish para finalizar a instalação e abrir o software.

Terminado a instalação, o software está pronto para ser utilizado, mas antes, navegue pelo menu, explore as funcionalidades, tente entender como ele funciona. Também te convido a participar de nosso grupo e realizar os desafios, iremos resolver alguns problemas e fixar nosso conhecimento.


No próximo capítulo iremos dar continuidade instalando o sistema operacional.


Logo abaixo deixarei a recomendação de alguns livros, um curso (que é gratuito não sei por quanto tempo) e outras referências.


Um abraço e HandsOn!


Livros:


Curso:


Referências:




Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page